SOU ALÉRGICO À PENICILINA
#03/2018
NA OCORRÊNCIA DE SINTOMAS GRAVES DEVE LIGAR PARA O 112
OU DIRIGIR-SE DE IMEDIATO A UM SERVIÇO DE URGÊNCIA!
SOU ALÉRGICO À PENICILINA?
A alergia às penicilinas é uma situação comum, estimando-se que surja entre a 1 a 10% das tomas, No entanto, muitas pessoas referem ser alérgicas às penicilinas sem saberem de facto se o são.
A PENICILINA foi o primeiro antibiótico a ser usado em larga escala no mundo. Atualmente, quando falamos em penicilina não nos referimos apenas ao antibiótico descoberto no início do século XX, mas sim ao grande grupo de antibióticos da sua família, como a amoxicilina, ampicilina, piperacilina, entre outros.
Como qualquer outro medicamento, a PENICILINA pode causar efeitos secundários (desconforto gástrico, náuseas, diarreia, tonturas, entre outros) que não têm nada a ver com reações imunológicas, não sendo, portanto, reações alérgicas. Estas reações não alérgicas são muito mais frequentes que as reações alérgicas propriamente ditas. O problema é que muitas pessoas interpretam estas reações como um sinal de alergia e passam a rotular-se como “alérgicos à penicilina”.
A PENICILINA PODE CAUSAR EFEITOS SECUNDÁRIOS
QUE NÃO SÃO REAÇÕES ALÉRGICAS!
# SINTOMAS
A alergia medicamentosa é uma reação de hipersensibilidade que ocorre por uma resposta inapropriada e exagerada do sistema imunológico a algumas estruturas presentes nos medicamentos.
Consideramos que alguém é alérgico à penicilina quando o mesmo desenvolve uma reação alérgica, ou seja, uma reação do sistema imunológico, após receber algum antibiótico da família da penicilina.
Entre os sinais e sintomas típicos da alergia à penicilina podemos considerar:
- Urticária – placas avermelhadas com relevo na pele, que causam muita comichão;
- Rash cutâneo – manchas vermelhas pelo corpo, sem relevo e sem comichão.
- Prurido – comichão intensa, sem necessariamente haver lesões visíveis na pele.
- Angioedema – inchaço das mucosas, como lábios, olhos, boca e língua.
EM CASO DE DÚVIDAS LIGUE SAÚDE 24
808 24 24 24
# QUANDO IR ÀS URGÊNCIAS?
Em casos graves pode ocorrer choque anafilático, uma emergência médica e pode conduzir à morte se não for tratada rapidamente. Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica grave são:
- Dificuldadepara respirar (broncoespasmo) e para engolir a saliva;
- Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta;
- Sensação de desmaio ou tonturas;
- Desorientação, perda de consciência ou paragem respiratória.
NA OCORRÊNCIA DE SINTOMAS GRAVES DEVE LIGAR PARA O 112
# O QUE PODEMOS FAZER?
As pessoas com alergia às penicilinas não devem ser tratadas com esta classe de antibiótico. Apesar desta restrição condicionar a utilização de antibióticos comuns, na maioria das infeções é possível arranjar um esquema antibiótico alternativo eficaz.
No entanto, se o médico achar que o tratamento com um derivado da penicilina é essencial para a cura de uma determinada infeção, é possível efetuar-se a dessensibilização à penicilina. Este procedimento, efetuado em contexto hospitalar, consiste na administração de penicilina em doses crescentes a cada 15 minutos até que se chegue à dose desejada para tratar uma infeção, de forma a habituar o organismo ao medicamento e impedindo temporariamente que haja alguma reação alérgica.
SE SUSPEITA QUE É ALÉRGICO ÀS PENICILINAS CONSULTE O SEU MÉDICO,
QUE PODERÁ SOLICITAR TESTES ADICIONAIS OU ENCAMINHAR
PARA UM ESPECIALISTA EM IMUNOALERGOLOGIA!
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.