RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS
RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS
# ANTIBIÓTICOS, O QUE SÃO?
Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, com capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir. Existem diferentes tipos de antibióticos que atuam sobre diferentes tipos de bactérias atacando determinados constituintes das bactérias necessários para a sobrevivência e reprodução destes microrganismos. Os antibióticos podem ser bactericidas (provocando a morte das bactérias) ou bacteriostáticos (inibindo o crescimento microbiano e evitando o aumento de microrganismos).
# RESISTÊNCIAS A ANTIBIÓTICOS
A resistência antimicrobiana ocorre quando os microrganismos sofrem alterações, quando expostos aos medicamentos antimicrobianos. Como resultado, estes medicamentos tornam-se ineficazes e as infeções persistem, aumentando o risco de transmissão para outras pessoas.
Estão a surgir novas resistências e a espalhar-se a nível mundial, o que ameaça a nossa capacidade de tratar doenças comuns.
A resistência antimicrobiana aumenta o custo dos cuidados de saúde, com internamentos mais prolongados e com cuidados mais complexos. Sem antimicrobianos eficazes para prevenção e tratamento de infeções, vários procedimentos médicos têm um risco acrescido.
# O QUE CRIA A RESISTÊNCIA?
A resistência antimicrobiana ocorre naturalmente ao longo do tempo, geralmente através de alterações genéticas. No entanto, a utilização indevida e/ou excessiva de antimicrobianos acelera este processo.
Exemplos de uso indevido incluem:
- Toma de antibióticos em casos de infeções virais (como gripes e constipações);
- Uso de antibióticos como promotores de crescimento em animais ou para prevenir doenças em animais saudáveis.
Os microrganismos resistentes têm a capacidade de se transmitir entre pessoas e animais, incluindo alimentos de origem animal. Assim, um controlo ineficaz da infeção, condições sanitárias inadequadas e a manipulação inadequada dos alimentos estimulam a disseminação da resistência.
# O QUE FAZER PARA EVITAR RESISTÊNCIAS?
A utilização responsável de antibióticos pode ajudar a combater o desenvolvimento de bactérias resistentes e a manter a eficácia dos antibióticos para utilização pelas gerações futuras.
Outras medidas que contribuem na redução deste problema, são:
- Vacinar para prevenir infeções;
- Lavar as mãos com regularidade – por exemplo, depois de espirrar ou tossir; antes de manipular alimentos e antes de tocar em objetos ou em pessoas.
- Tomar antibióticos apenas mediante receita médica.
- Respeitar os conselhos do seu médico ao tomar antibióticos, nomeadamente na posologia e duração do tratamento.
- Entregar os medicamentos não consumidos na Farmácia.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.