Literacia em Saúde

A LITERACIA EM SAÚDE é atualmente uma das áreas estratégicas da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) e a prioridade da Europa no plano SAUDE 2020.

OMS define SAÚDE como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de infeções e doenças". Segundo a mesma OMS, LITERACIA EM SAÚDE é definida como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998)"

Assim, LITERACIA EM SAÚDE pretende capacitar os indivíduos/população para estar mais e melhor informada sobre os problemas de saúde que permitam viver de forma melhor  o seu dia-a-dia, assumindo as suas responsabilidades no seu percurso de saúde. Na verdade, isto é muito mais do que simplesmente "ler panfletos", "marcar consultas", "entender rótulos de alimentos" ou "cumprir ações prescritas" de um médico.

A capacitação os indivíduos/populações permite clarificar informações sobre saúde e gerir melhor o acesso aos serviços de saúde, principalmente o recurso às Urgências. Este tópico é uma das principais preocupações atuais em Portugal na medida em que uma grande percentagem dos episódios atendidos no Serviço de Urgência não o são na verdade, o que reflete a baixa LITERACIA EM SAÚDE da população.

Com o objectivo de melhorar a LITERACIA EM SAÚDE e ajudar à capacitação dos indivíduos/populações sobre problemas de saúde que diariamente os afetam e o recurso às urgências, surge o DOUTOR ISTO É URGENTE!?

Este projecto pretende ser uma plataforma de divulgação de informação para a população, preparada por profissionais de saúde que irão abordar um tema novo todas as semanas.

Fiquem atentos...

Comentários

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Mensagens populares deste blogue

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS

OLHO VERMELHO